terça-feira, 25 de janeiro de 2011

A MARIA HELENA DO DESIGN

Maria Abadia Haich, Daniela e Dener Mallard


  
Olha a Maria Helena segurando a carteira que amei!
Vamos imaginar uma loucura: se design fosse uma mulher, esta seria Maria Helena Estrada. A todo-poderosa jornalista e editora-chefe da revista Arc Design e crítica de design respira, come, bebe, veste e dorme, adivinha o quê? Design. Não é por acaso que é considerada a grande dama do design no Brasil. 
Na última quinta-feira, 20, Maria
Helena fez um rasante na cidade para o lançamento da 72ª edição da revista, na Armazém da Decoração, e provou mais uma vez que design é com ela mesma.
A noite, impecável como todas as que a Maria Abadia Haich organiza na loja, foi para celebrar a inclusão da AZ entre as três lojas conceito no Brasil, em reportagem publicada pela Arc Design. O encontro reuniu uma boa porcentagem de arquitetos, artistas, jornalistas, amigos, parceiros e, claro, designers. No céu, imagina, uma inspiradora lua cheia (teria sido encomenda?) brilhou o tempo todo.
Quando os primeiros convidados chegaram, Maria Helena já estava lá, gastando a sola do seu belo par de sapatos Ciao Mao para percorrer os mais de 1 mil metros de loja, atenta a todos os detalhes. Vestindo top e calça de algodão da festejada estilista carioca Gilda Midani (uma fábula cada peça da moça), colar-escultura feito de arame e sobras de seda pura tingida (ela não conseguiu lembrar o nome da artesã; eu googlei, mas nada!) e carregando na mãos uma carteira de fios de borracha (quase tive um ataque quando a vi, mas também não consegui descobrir o nome do designer), Maria Helena sentou-se numa Oscar de Sergio Rodrigues para ser entrevistada no talk-show comandado pela jornalista Ciça Carvello. 
O papo rolou solto, muita gente fez perguntas e terminou com Maria Helena sinalizando o futuro para o design. "O caminho é a inovação". Afirmou que os brasileiros precisam esquecer a madeira, usada há 500 anos no Brasil, e investir em novos materiais ou novas formas de usar a madeira, que não seja a maciça."Inovação começa com o material", disse, citando como exemplo a recém descoberta madeira líquida, que pode ser moldada como o plástico e é biodegradável.
Depois do talk-show ainda tive tempo de bater um papo com Maria Helena. Queria arrancar dela quais designers mais admira, mas apontou que hoje os holandeses são os mais inovadores. No final citou Marcel Wanders (consegui!), o holandês super badalado cuja especialidade é produzir peças que vão do sério ao deboche. E no Brasil? Os irmãos Campana. E contou que já lhe perguntaram porque fala tanto dos moços. "Há outro mais importante que eles?", respondeu na lata. No words.
Maria Helena pediu no final para divulgar o seminário Design Hoje organizado pela Casa Brasil, com iniciativa do Sindmóveis de Bento Gonçalves, que trará ao Brasil o inglês Peter Marigold e o francês François Azambourg. No dia 15/02 será em São Paulo, no Senac Consolação, na Rua Dr. Vila Nova, e dia 17/02 no Rio, com local ainda a ser definido. Ambos começam às 9h e serão gratuitos.


2 comentários:

  1. Oi Adê! Adorei o post e o blog mais ainda. Estava com saudade deste seu texto que a gente sabe que você está curtindo escrever. Falar em primeira pessoa é libertador né? Beijão, te vejo no adevaniasilveira.blogspot!
    Sérgio.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Abadia. Obrigada pela apreciação. Mas também falar dos eventos na Armazém da Decoração é mole, nem preciso de muito esforço porque é sempre agradável,alegre, proveitoso.... Bjo.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...